Sobre Bruno Vieira Amaral

Biografia:

Bruno Vieira Amaral nasceu em Lisboa, em 1978. É escritor, crítico literário, tradutor e jornalista português, com uma obra que atravessa o romance, o conto, a crónica e a crítica literária. É também colaborador da revista Ler e do Expresso, e jornalista na Rádio Observador.

Licenciou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Antes de se afirmar como romancista, desenvolveu atividade ligada à crítica literária, à tradução e ao jornalismo, tendo também criado o blogue Circo da Lama.

A sua estreia na ficção aconteceu em 2013, com As Primeiras Coisas, romance inspirado no universo social e humano do Vale da Amoreira, localidade da margem sul onde o autor cresceu. A obra acompanha diferentes personagens e episódios de uma comunidade marcada pela memória, pela exclusão social e pelas relações entre os seus habitantes.