Biografia:
João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959. É um jornalista, escritor e historiador português, reconhecido pelo seu trabalho de investigação jornalística e pelas suas obras biográficas e históricas. Licenciou-se em História durante os anos em que viveu no Rio de Janeiro e, desde 1989, é jornalista e colaborador do Diário de Notícias.
Ao longo da sua carreira afirmou-se como um dos principais autores portugueses de biografias em formato de grande entrevista. A série Uma Longa Viagem inclui volumes dedicados a personalidades como José Saramago, Álvaro Cunhal, Miguel Torga, Manuel Alegre, António Lobo Antunes, Maria Filomena Mónica e Vasco Pulido Valente, constituindo um importante testemunho sobre algumas das figuras mais marcantes da cultura e da política portuguesas.
Paralelamente, dedicou-se à investigação histórica, publicando obras como 1961 – O Ano que Mudou Portugal, 1975 – O Ano do Furacão Revolucionário, Fátima – A Profecia que Assusta o Vaticano, Álvaro Cunhal e as Mulheres que Tomaram Partido e O General que Começou o 25 de Abril Dois Meses Antes dos Capitães. Estes livros distinguem-se pelo rigor documental e pela capacidade de tornar acessíveis episódios fundamentais da história contemporânea portuguesa.
Na ficção publicou romances como 28 Dias em Agosto, A Sereia Muçulmana, A Hora da Ilusão, A Segunda Vida de Fernando Pessoa, Adeus África, Adeus, Casablanca, Guadiana e Ano Zero. Em 2013 recebeu o Prémio Literário Alves Redol por A Sereia Muçulmana; em 2021 foi distinguido com o Prémio Carreira de Jornalismo do festival literário Escritaria; e em 2022 venceu o Prémio Literário Joaquim Mestre com Guadiana.
A escrita de João Céu e Silva caracteriza-se pelo cruzamento entre jornalismo, investigação histórica e literatura, contribuindo para uma melhor compreensão da história recente de Portugal e das personalidades que a marcaram.