O Mundo de Amanhã – Uma Europa Soberana e Democrática
16,00 €
Esgotado
Quer ser notificado quando este produto voltar a estar em stock?
Descrição:
O manifesto de um europeu apaixonado
Em O Mundo de Ontem, Stefan Zweig retratava a Europa cosmopolita em que vivera antes de 1914. Quando o fez, porém, esse mundo já não existia, tendo sido «devastado sem deixar vestígios» pela barbárie do fascismo. Zweig morreu em 1942. Depois de 1945, a ideia de uma Europa supranacional teve uma segunda oportunidade. Os visionários iniciaram um projecto histórico de paz, as fronteiras foram apagadas e o nacionalismo deu lugar à cooperação.
Mas este projecto pode ser em breve uma coisa do passado. Os défices democráticos estão a provocar movimentos de protesto. As múltiplas crises deixam os cidadãos apreensivos. E, em muitos dos estados da UE, os políticos – sem interesse nas experiências dos fundadores da União – lançam ondas de fervor nacionalista. A Europa encontra-se numa encruzilhada. Como será o mundo de amanhã?
Neste livro, Robert Menasse defende uma ideia de Europa e convida os leitores a reflectir e, mesmo, a agir para combater as contradiçõe
