“Quarentena
Estar em casa
estar a estar
dias e dias”
Adilia Lopes
Este concurso pretende deixar um registo deste tempo de excepção, em que a liberdade é condicionada pela natureza, que tanto agredimos sem pensar nas consequências, mas que, mais uma vez, nos faz perceber como somos pequenos ao lado dela.
Um tempo de medo, de sofrimento e de isolamento, mas também de sentimento de impotência, que mudou o nosso quotidiano e transformou por completo as paisagens urbanas.
Um tempo que, apesar de tudo, tem alguma beleza. Como escreveu Oscar Wilde, “Por vezes, cruzamo-nos nas nossas vidas com uma tragédia repassada de elementos de beleza artística”.
É essa beleza artística da tragédia, referida por Oscar Wilde em “O retrato de Dorian Gray”, que este concurso pretende deixar para memória futura.
1 – Organização
“Estranha forma de vida – Relatos do confinamento”, concurso de fotografia no Instagram, é organizado pela Arquivo Bens Culturais
2 – Natureza do concurso
O concurso no Instagram pretende que através da imagem fique registado, para memória futura, o período atípico que vivemos.
3 – Destinatários
A participação no concurso será aberta a todos, com idade superior a 18 anos e residentes em Portugal, que possuam um perfil válido na rede social Instagram.
Para participar será necessário publicar as fotos com o hashtag #estranhaformadevida2021
4 – Condições de participação
Para a Arquivo ter acesso às fotografias, têm de se verificar as seguintes condições:
5 – Critérios de avaliação
A avaliação das fotografias publicadas será baseada nos seguintes critérios:
6 – Júri
O júri, responsável pela seleção das fotografias é composto por:
O júri é soberano, não há espaço para recurso das decisões do júri.
7 – Prémios
a) vencedor
b) 2º lugar
c) 3º lugar
8 – Calendário
As fotografias deverão ser enviadas até ao dia 15 de Abril de 2021.
O resultado será divulgado até ao dia 30 de Abril nos perfis da Arquivo no Instagram e no Facebook. Os premiados deverão entrar em contacto com a Arquivo via mensagem do Facebook ou por e-mail (arquivo@arquivolivraria.pt) no prazo máximo de 5 dias, fornecendo os seus dados para receber o prémio: nome, e-mail e telefone para contacto.
Assim que as condições sanitárias o permitirem, haverá uma exposição na galeria da Arquivo relativa ao concurso onde será exposta uma selecção das fotografias a concurso.
9 – Divulgação
A Arquivo poderá proceder à divulgação nos seus meios de comunicação de todas as fotografias apresentadas a concurso. No final do concurso, as fotografias às quais serão atribuídos os prémios serão também divulgadas nos meios de comunicação da Arquivo;
10 – Direitos e propriedade
A Arquivo reserva-se no direito de utilizar, designadamente para fins publicitários, de divulgação, de publicação e de comercialização todas as fotografias apresentadas a concurso.
11 – Disposições finais
Quaisquer situações não referidas neste regulamento serão decididas pela entidade organizadora do concurso.
1º Prémio Impressão
2º Prémio Impressão
3º Prémio Impressão
A direção da Arquivo Bens Culturais.